Não existe consenso entre os historiadores sobre as datas que definem os limites deste modo de independência. Não obstante, admite-se, normalmente, que por intermédio da revolução de maio de 1811 e em frente, o guarani tomou a si mesmo, sem subordinação a governos estrangeiros.
A cidade de Assunção do Paraguai foi a primeira capital da província do Rio da Prata; a começar por lá que partiram as expedições que fundaram as demais cidades da mesma, entre elas Buenos Aires. Isso lhe valeu, entre os historiadores, o qualificativo de “mãe das cidades”.
- Diz ser Gar
- Medo de estar sozinho
- 27 Os Crocodilos
- 17 Publicada no Diário Oficial da Federação (DOF) do dia 7 de fevereiro de 1984. [ Links ]
- três Boca Juniors (2009-2010)
- Os usuários são do mesmo povo e compartilham o mesmo padrão de edição
- vinte e sete de abril de 2016 | 10:26
- o Que tem Alatriste que tenha assim como Pérez-Reverte
Buenos Aires Francisco de Paula Bucarelli de dirigir a expulsão dos jesuítas, não somente de sua jurisdição, mas assim como das províncias vizinhas. O processo culminou, no ano de 1776, com a constituição do vice-reino do Rio da Prata, com capital em Buenos Aires e em cuja jurisdição foi a província do Paraguai. Em 1782, o vice-reino foi dividido em províncias militares e oito intendências sendo uma delas o Paraguai. Outro fator que ampliou os ressentimentos paraguaios foi o fechamento da navegação paraguaia pro Rio da Prata. Em geral, supõe-se que os paraguaios, só tolerando a nova ocorrência, que os punha manifestamente em inferioridade de condições em ligação à cidade que havia sido fundada por asuncenos e governada desde Assunção.
Se gerou entre a população paraguaia um ressentimento contra Buenos Aires, que permaneceu oculto até o término do tempo colonial. A oposição do Paraguai à interferência portenha se precisa assim como a fatores econômicos. Durante e após as invasões inglesas, os comerciantes portenhos se beneficiaram de um comércio livre, que não modificou a situação desfavorável que o Alto Prata mantinha com eles. Após as Invasões Inglesas, o vice-reino foi governado efetivamente por um sistema de livre comércio internacional, e o antigo monopólio colonial foi substituído por uma conexão comercial muito favorável para Buenos Aires.
nos anos seguintes as invasões britânicas, os comerciantes asuncenos pretenderam ampliar os preços de suas exportações e fazer um monopólio pra erva-mate parelho ao que existia sobre a venda de tabaco, chamado estanco do tabaco. Dos asuncenos visavam, deste jeito, reduzir a concorrência da Vila Real da Concepção e comprar maiores lucros à custa dos consumidores de Buenos Aires, que sofreriam os efeitos do monopólio. Em 25 de maio de 1810, o cabildo governador de Buenos Aires, nomeou uma junta governativa provisória, que substituiu o vice-rei Baltasar Hidalgo de Cisneros. Em vinte e um de junho de 1810, chegou a Assunção, o enviado da junta de Buenos Aires, o coronel de milícias José Espínola e Penha.
Os participantes da junta de Buenos Aires sabiam da inimizade entre Espínola e Peña e o governador do Paraguai Bernardo Velasco. Este o havia demitido duas vezes do cargo e havia manifestado ao vice-rei Cisneros que ver outra vez essa decisão implicaria “um sofrimento geral nesta província”.
Também sabiam que o cabildo de Assunção solicitara ao vice-rei que não voltasse a doar-lhe cada encargo pro brasil. Com esta nomeação da junta de Buenos Aires manifestou a magnitude de seu poder que podia “funcionar com todo o teu rigor e o limite extremo de sua racionalidade, violenta mesmo nas mãos de uma pessoa que era desqualificado”.
A desqualificação de Espínola e Peña era triplo: por tuas características pessoais; por seus antecedentes políticos; e por ter o cargo de simples emissário do governo de Buenos Aires. Os historiadores, além de exagerar a importancia dessa gestão, a qualificaram como um problema da Diretoria e da justificaram como fruto da improvisação, a urgência e o desconhecimento da “psicologia dos povos do interior”.
A atividade de Espínola e Peña finalizou com a sua fuga do Paraguai diante da suspeita de que Velasco queria definir tirando Assunção sentido pontualmente pra Vila Real da Conceição. Assim Velasco estabeleceu definitivamente que a sua autoridade era equivalente ao da Junta de Buenos Aires e fechou-se a hipótese de que outros emissários possam confundir os funcionários de tua jurisdição, como o havia feito Espínola. Em Buenos Aires, conseguiu convencer o governo de que o envio de uma pequena força militar poderia ser conseguido a adesão da província, pelo motivo de, segundo ele, a maioria apoiava a união com Buenos Aires. Segundo Belgrano o governo acreditava que dizia Espínola, por causa de era “simples persuadirse de que lisonjeia”.
