Tom Wolfe dizia que pra se notar vivo, todas as manhãs, quando acordava, precisava de estar guerreando com alguém. Assim se explica que, com oitenta e cinco anos, sem nada a provar depois de ter revolucionado a escrita de não-ficção há meio século, metiera na bagunça de botar em incerteza a teoria da prosperidade. Chomsky, o materialista, que, em 1967, “¡
” ao reclamar que os intelectuais a tomarem partido contra a batalha do Vietnã. “O reino da linguagem” (Anagrama) é o último título que publicou Wolfe, dois anos antes de tua morte, em maio, e foi o teu retorno ao ensaio após 16 anos com tema na novela.
Reconhecido e respeitado como um dos pensadores mais respeitáveis das últimas décadas, o nonagenario Chomsky pontifica em “mal-estar global” com a lucidez da música Wolfe. Onde estão os aliados de Israel contribuindo na verdade a sua destruição? “O que venho citando desde o decênio de 1970″… Qual a sua opinião a respeito do Brexit e o desenvolvimento da direita pela Europa?
“Em primeiro ambiente, não está claro que o Brexit vá para passar-se”… Como foi seu primeiro feito de rebeldia, quando se recusou a ingerir o mingau de aveia? “Posso colocá-lo no tempo, visto que me lembro de onde estava. Tinha um ano e meio.
- Face frontal dos ombros
- um e 2, contato normalmente fechado, NC
- 6 Patologia anorectal benigna
- 1/quatro de colher de chá de canela
Lembro-me com nitidez o meu interesse para não engolir as papas”… você Tem alguma suposição da longevidade? “Sim. É muito descomplicado. Se monta pela bicicleta e não quiser cair, você tem que prosseguir pedalando… e rápido”. Mas se ao invés de julgar “O reino da linguagem” como uma tese séria, lê-se como a última provocação do boneco requintado que Wolfe a toda a hora foi, o livro se torna é amigo e divertido, muito divertido. Vai conceder uma olhada! Se passaram 60 anos estudando o conteúdo. E neste instante assina uma declaração segundo a qual a linguagem continua sendo… um enigma?
Os pola – cos, vistos pelos prussianos, não – jaban de ser um público fraco e sem espírito militar, um povo de camponeses e-os Que, até a chamada “solução encerramento” fria, foram, essencialmente, judeus. Não é descabido suspeitar que a Espanha dentro, pela Espanha, marcada por uma reconquista contra o infiel de quase oito séculos, o anticatalanismo tenha tido muito de anti-semitismo.
