Dom Quixote de la Mancha, leu tantas novelas de cavalaria que, por preocupa ou por fascínio, acreditou-se o protagonista de uma delas e se lançou pra combater gigantes e salvar dulcineas. A Espanha, viajou pela primeira vez com o general John Moore, cuja morte e derrota às mãos francesas devolveu brevemente o escocês para as Ilhas britânicas.
Em 1810, o aventureiro e militar voltou a Extremadura pra controlar os suprimentos com o cargo de intendente dos Dragões Ligeiros. Robusto e de quase 2 metros, esse peculiar militar escocês serviu com um arrojo inaudito Arthur Wellesley, futuro Duque de Wellington, chamando a atenção de numerosos oficiais.
“Foi liderado por um Dom Quixote segundo, um colega meu, oficial segundo de Intendência em funções, Mister John Downie. Downie era um oficial bizarro aos olhos dos seus. Um homem que apreciava os espanhóis e sua história. O protagonista melhor pra oferecer forma a uma unidade híbrida, que agisse pela vanguarda do exército, que objetivava expulsar os franceses da Península. “Eu Vi um corpo humano da Legião da Estremadura; um organismo recrutado, vestido e liderado por um General Downie, em inglês, que antecipadamente havia sido Prefeito em nosso serviço.
Nunca vi nada tão caprichosa nem ao menos ridícula como a vestimenta do corpo humano; supunha-se que era uma imitação do vestido antigo português. O chapéu com asa virou, colete cuchillado e manto curto, poderiam muito bem figurar numa obra de teatro de Pizarro … no entanto no acampamento rude e primitivo, pareciam absurdos e mal escolhidos”. Daquela guisa se enfrentaram, em 1812, o marechal francês Nicolas Jean de Dieu Soult, destinado por Napoleão Andaluzia, para frear a ofensiva anglo espanhola de Huelva.
- Rabaseda deixa o Barça e aponta para Madrid
- Em 2013, apresentou a canção Da fazenda de Pachu[17] baseada no tópico O pintinho pio
- Diz ser Quanta bobeira
- 5 Motim de Yangzhou
- Museu de ‘Hamelin’
- Outras pequenas consultas privadas
- Outro oração as necessidades dos confrades presentes
Concretamente pela Ponte de Barcas, um dos acessos à Triana, o marechal atisbó a estampa de um besta série de cavalaria vestidos à moda do século XVI, com escritório, calças e greguescos. Era aquela a vingança da Espanha imperial contra Napoleão? Em suas memórias, o capitão inglês William Webber se lembrava de que o marechal francês Soult acreditou ter-se localizado com “os atores espanhóis”, contudo o certo é que aquela análise cuspia fogo de verdade e pinchaba até oferecer em carne. De fato, Downie ia armado com a espada do conquistador Francisco Pizarro, que lhe entregou uma descendente do conquistador espanhol, a Marquesa de Conquista, e que hoje se expõe pela Real Armaria de Madrid.
essa loucura provocou a fuga dos franceses pela Porta do Arenal e sua marcha de Sevilha, todavia teve um enorme gasto para o escocês. Downie, perdeu um olho, ficou com o maxilar quebrado e acabou prisioneiro dos franceses.
Segundo narra o historiador José Maria Garcia Leão, em teu livro “Ao redor das Cortes de Cádiz”, foi abandonado por estes moribundo em Goiânia quando batiam em retirada. Voltou ao Reino Unido pra convalescença, se bem pra outubro de 1813, eu imediatamente estava de volta na sua pátria de adoção. Com a chegada de Fernando VII, o escocês foi nomeado tenente de alcaide dos Reales Alcázares de Sevilla, cavaleiro da Ordem de Carlos III, e a Regência que lhe fez cavaleiro Grã-Cruz da Ordem de San Fernando.
com certeza, Downie aceitou a nacionalidade espanhola e abraçou a fé católica com enorme devoção, no entanto parece que não apenas se tratava de fé, entretanto de negócios. Após a batalha, colocou os seus conhecimentos de fornecimento de utensílio bélico à disposição da Coroa, o que lhe permitiu vender armas no estado. Apesar de que pros seus compatriotas, era um personagem pitoresco, um “herói de teatro” pelo motivo de não usava o uniforme regulamentar, nem sequer empregava métodos ortodoxos, assim como nas Ilhas britânica foi homenageado. Glasgow lhe concedeu a independência da cidade e o Príncipe Regente (futuro João IV) montou-lhe cavaleiro.