Gaza (em árabe غزة Ġazza, em hebraico עזה Azzah) é a superior e principal cidade da Faixa de Gaza, denominada, algumas vezes, como Cidade de Gaza, para distingui-la da própria Franja. O sentido original da frase é pouco claro.
‘zz), onde o ‘ em’Azza deriva do original Ġ. Os registros em babilônico do século V a. C., a chamam Ḫazatu. Em grego velho é citada como Γάζα. Ġazzāh a’Azzāh pro primeiro século, quando se observou a maior intervenção de idiomas semíticos como o aramaico. A maneira escrita do nome “faixa de Gaza”, em árabe poderá ser observado em: Nessana bilingual entagion, datando do ano 674 d. C. (Cinquenta e quatro AH), todavia o nome é mencionado nas tradições pré-islâmicas.
- Quatro Tipos de tricomas e cerdas
- dois Outros tribunais
- 01:14.— Mensagem televisionado do rei
- Realia conclui a tua imagem de capital de 145 milhões de euros
- dois Secretaria Estadual de Energia, Minas e Comunicações do PDT ao PT)
- Como vai a expansão do grupo em Ibiza
- 5 Luva de Ouro
Gaza foi disputada em diversas ocasiões, devido à sua localização entre a Ásia e a África, teu território fértil e o seu valor como porto marítimo. A referência mais antiga da cidade, datada do reinado de Tutmósis III, no século XV. Também é mencionado nas Tábuas de Tell el-Amarna, a despeito de o lugar exato da antiga Gaza é inexplorado.
A cidade parece ter sido solidamente sob controle egípcio no começo do reinado solitário do faraó Tutmés III (ca. Levante egípcio estava ajeitado em três províncias, sendo Gaza, a capital da província do sul. Mas esta conclusão não é segura. Eventualmente, eles se organizaram numa pentápolis, dirigido por 5 monarcas, chamados a serem, em que parece que o início Gaza possuía a hegemonia. Mas na primeira metade do século XI, o centro de gravidade passou para a cidade de Asdode. Em tempos bíblicos, Gaza foi uma das maiores cidades dos filisteus.
A cidade filistéia foi formada a respeito de uma colina de cerca de 45 metros de altitude, a cerca de 2.Quatro km do Mar Mediterrâneo. Era uma cidade murada, cerca de oitenta ha. Caiu por diante sob o controle de os, assírios, egípcios, babilônios e persas. No ano de 738 a.
C. rei assírio Tiglatpileser III submeteu a localidade, impondo-lhe tributos e estabelecendo um centro comercial assírio nas proximidades da cidade. Gaza foi uma das cidades que se recusou a pagar os tributos pro 735, o que motivou uma nova intervenção assíria em 734 a.
C., ao longo da qual Tiglatpileser atacou e saqueou a cidade. Seu rei, Hanão, refugiou-se no Egito. Ao longo dos levantes contra a Assíria que se seguiram à derrocada de Salmanasar V e subida ao trono de Sargão II, em 722 a.
Em 701 a. C., depois de sufocar um novo levantamento pela região provocado pela morte de Sargão, o rei assírio Senaqueribe, entregou a faixa de Gaza parcela do território do derrotado rei Ezequias, de Judá. Após a queda da Assíria, contra uma coligação de medos e babilônios em 612 a.