A v legislatura de Portugal começou em 29 de junho de 1993 no momento em que, após a promoção das eleições gerais, constituíram-se as Cortes Gerais. Câmaras Permanentes seguiram em funções até à constituição das outras Cortes Gerais, em vinte e sete de março seguinte.
o antecedeu a iv legislatura e aconteceu a vi legislatura. O Partido Socialista Operário Espanhol ganhou maioria descomplicado no Congresso dos Deputados. Felipe González foi reinvestido presidente do Governo e formou o seu Governo. A popularidade do Partido Socialista Operário Espanhol vinha diminuindo progressivamente durante o começo dos anos 90, além da queda econômica e o desemprego, por diversos escândalos de corrupção em que os membros do executivo socialista, que se viram envolvidos. Estes resultados afastou a Felipe González da maioria absoluta que havia conseguido em eleições anteriores, e na primeira vez, o executivo enfrentou uma legislatura sem ter a maioria absoluta. Com esses resultados, Felipe González tinha duas opções: pactuar com a Esquerda Unida ou com os nacionalistas bascos e catalães.
O líder socialista escolheu a segunda opção. Seus parceiros de governo, romperam o pacto pro término de 1995, oportunizando a queda do Governo e forçar outras eleições gerais. As Cortes Gerais, constituíram-se em 29 de junho de 1993 e designados os membros das Mesas das câmaras. O socialista Félix da Pons, foi eleito presidente do Congresso dos Deputados, pela terceira legislatura consecutiva.
- #126 kadix2012
- Abu Sayyaf exercer um refém canadense nas Filipinas
- dois Período de instabilidade política
- vince e seis h “você está preocupado que possa governar o PSOE conosco”
- quatro Referendo revocatorio
O PNV ganhou representação pela Mesa do Congresso na primeira vez na sua história. O socialista João José Laborda foi reeleito como presidente do Senado. Nos dias 8 e 9 de julho de 1993, realizou-se a sessão de investidura de Felipe González, no Congresso dos Deputados. González conseguiu a maioria absoluta na primeira votação, graças ao suporte dos nacionalistas catalães e bascos.
em vista disso, o Congresso dos Deputados concedeu a sua certeza ao candidato socialista Felipe González foi eleito presidente do Governo, na quarta vez consecutiva. Mas, González não conseguiu inserir os nacionalistas em um governo de coalizão.
de acordo limitou-se a um pacto de governabilidade e de um governo em minoria. O seu registo de quatro mandatos consecutivos é o maior até à data. Felipe González, perseguidos a começar por diversas frentes, contrariou todas as acusações e as exigências de demissão e adotou uma postura de resistência guardião, apesar das relevantes suspeitas a respeito de tua atuação em inmensuráveis escândalos. Ante o aglomerado de escândalos, o líder da Cidade e presidente da Generalitat da Catalunha, Jordi Pujol, retirou o suporte parlamentar dos deputados da Cidade ao governo, pelo que esse ficou em minoria nas Cortes.
↑ “V Legislatura”. Congresso dos Deputados. ↑ “Felipe González ganha as eleições”. ↑ Valdecantos, Camilo (30 de junho de 1993). “Os nacionalistas bascos acedem na primeira vez à Mesa do Congresso nacional”. ↑ Rivas, Javier (30 de junho de 1993). “Laborda foi reeleito presidente do Senado, por maioria absoluta”. ↑ “Composição da Mesa do Congresso da V legislatura”. Congresso dos Deputados.
↑ “Composição da Mesa do Senado”. ↑ “González anuncia uma “renovação” do Governo”. ↑ Juliá, Santos (1999). Um século de Portugal: política e comunidade. ↑ Corrida, Albert; Tafunell, Xavier, eds. Estatísticas históricas do Brasil: séculos XIX-XX. ↑ Juliá, Santos (1999). Um século de Portugal: política e sociedade.