Você Precisa De Usar Transparências Sempre?

Uma boa parte da mocidade de nos dias de hoje se fornece com o suporte de transparências, todavia o seu exercício é, por vezes, falado, com pessoas radicalmente a favor e contra. Com essas reflexões, pretendemos destacar que, nem sequer o simples fato de utilizar transparências tem um efeito afirmativo sobre o aprendizado, nem ao menos a sua utilização é contraproducente per se.

Os professores, carecemos ter claro que o meio não é a mensagem, e que as transparências são apenas um meio que pode ser usado de forma eficaz ou ineficaz. Define-Se o conceito de slideware como um software projetado pra aprontar uma dica com o objetivo de ser apresentada em um formato visual.

  1. É uma opção se você está pesquisando locais pra retiros espirituais cristãos
  2. Tem muito pouca tolerância à frustração
  3. dois Um Longo Caminho para Casa (2013)
  4. dois Institutos e centros de pesquisa
  5. 1240 praias de janela
  6. dois Personagens primários e secundários
  7. Como você vê o universo
  8. Santiago de Querétaro, Querétaro

Entre os mais conhecidos encontramos o Microsoft PowerPoint, o LibreOffice Impress, LATEX com Beamer, Prezi e Apple Keynote. Este software tem 3 elementos principais: um editor que permite incorporar e formatar texto, um recurso pra adicionar e manipular imagens e um sistema pra aprensentar o conteúdo de modo contínua. As apresentações realizadas com a auxílio de slideware são compostas de transparências.1 Definir uma transparência como uma imagem estática2 composta por texto e do material gráfico (fotos, gráficos, etc.). As diferentes transparências são vistas pelo público, ao tempo em que o orador expõe a sua apresentação. Dessa maneira, o público tem 3 entradas de dados. Uma é sonora: aquilo que diz o orador.

As duas outras são visuais: por um lado, as transparências e, por outro, a linguagem não verbal do apresentador. O centro de uma apresentação é o orador e o intuito original das transparências é o de complementar de modo visual, a linguagem verbal e não-verbal do orador. O bum do slideware não foi exclusivo do mundo acadêmico.

Ao inverso: aconteceu principalmente no universo corporativo, onde chegou um momento em que toda reunião vinha acompanhada de uma exibição e suas transparências. Todavia, cabe perguntar-se se foi feita uma adaptação correta da mesma às necessidades docentes. O propósito dessas reflexões está em proteger que, ainda que o slideware pode ser uma amplo ferramenta para a intercomunicação, um mau uso pode afetar negativamente o aprendizado e as habilidades de comunicação dos nossos formandos. Ao longo desse postagem discutirá sobre a comunicação, as diferenças entre uma categoria e a um tipo de apresentação congresso e a respeito de boas e más práticas de intercomunicação com e sem transparências.

Este artigo é uma reflexão muito pessoal. As opiniões são do autor e o leitor não tem por que compartilhá-las. Efetivamente, quando o autor prontamente se perguntou aos outros professores qual era -segundo tua avaliação – o principal problema do emprego de transparências nunca obteve a mesma resposta.